logo RCN
Artigo

Vida e Morte de um Herói do 13 BC - Capítulo XVII

  • Gazeta do Povo - Termina a Segunda Guerra Mundial ? Itália faz na despedida dos soltados da FEB

Da redação / 21/3/2022 -     horas -  Desde a chegada no porto de Nápoles, em 6 de outubro de 1944, Etelvino Silveira de Souza e os demais integrantes do 2ª Escalão da FEB - Força Expedicionária Brasileira -  cantavam a Canção do Expedicionário para aliviar a dor da saudade de um amor agora tão distante e de familiares que lágrimas derramaram à sua partida. No estribilho da canção; Por mais terras que eu percorra, Não permita Deus que eu morra/ Sem que volte para lá; Sem que leve por divisa/Este"V" que simboliza/A vitória que virá: Nossa vitória final, Que é a mira do meu fuzil, A ração do meu bornal, A água do meu cantil, As asas do meu ideal, glória do meu Brasil. Agora, diante de informações sobre o possível fim da guerra, se aproximava o dia de voltar ao seu querido Brasil com o "V" da vitória conquistada nas com o risco da própria vida e com a morte de centenas de companheiros.

O final da Ofensiva da Primavera se deu em 29 de abril de 1945, com a assinatura do documento de rendição em nome dos exércitos alemães na Itália.  O fim das hostilidades foi alcançado em 2 de maio de 1945. No dia 7 de maio de 1945, o Comandante Militar alemão Alfred Jodl assinava a rendição incondicional da Alemanha na cidade francesa de Reims. Os planos de Karl Dönitz, então Presidente da Alemanha no governo de Flensburg, era adiar ao máximo a assinatura do instrumento de rendição. O seu objetivo era ganhar tempo para que o maior número possível de civis e militares pudessem se entregar aos aliados ocidentais e não aos soviéticos. No entanto, o General Eisenhower, ao tomar conhecimento desse plano, exigiu a assinatura imediata do documento.

Foi na casa da irmã Antonia, que Maria Francisca e o marido Thomaz Silveira de Souza, pais de Etelvino, ouviram no rádio alimentado por energia eólica, a notícia do fim da guerra, naquela noite inesquecível de maio de 1945. Foi uma verdadeira festa com muitos abraços e lágrimas de alegria. Na volta para casa parecia que os vagalumes em revoada tornavam a noite menos escura, e o coaxar dos sapos soava como música as ouvidos dos pais do Expedicionário. Ao entrar em casa, Maria Francisca abriu um armário de onde retirou  velas, uma caixa de fósforos e se dirigiu ao seu quarto onde estava a imagem de São Pedro, seu santo protetor. Ascendeu as velas e de joelhos permaneceu por um longo tempo orando em agradecimento sem conseguir evitar as lágrimas.

Cerca de 20 dias tinham decorrido desde a chegada da última carta de Etelvino. Como nesse período aconteceram os combates da Ofensiva da Primavera, uma nova carta do   Expedicionário nunca foi tão esperada. Entre a notícia do fim da guerra e a chegada da carta ansiosamente esperada passaram-se poucos dias que pareceu uma eternidade. Agora havia certeza que Etelvino voltaria em breve. Um clima de euforia tomou conta da família e podia ser observado nas conversas entre pais e irmãos, também nos encontros com parentes e pessoas amigas. A alegria estava de volta estampada no semblante de adultos e crianças.

Durante o período de espera para embarcar de volta a Brasil, posto que as batalhas na Europa haviam cessado, muitos pracinhas aproveitaram as licenças e o tempo ocioso para conhecer algumas cidades próximas da região. Conheceram as cidades de Roma, o Vaticano, Pisa, Pompeia. Muitos pegavam carona para se deslocar.

No próximo capítulo; a apoteótica recepção na chegada dos heróis ao Rio de Janeiro.
Nova postagem na segunda-feira, dia 28.
Todos os capítulos anteriores podem ser visualizados no JI Online www.jornalbairros.com.br e no Google.

Ary Silveira de Souza - Editor do JI Online





VÍDEO: JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS - No dia 14 de março de 1944 o 13 BC selecionava contingente para integrar o Segundo Escalão da FEB Anterior

VÍDEO: JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS - No dia 14 de março de 1944 o 13 BC selecionava contingente para integrar o Segundo Escalão da FEB

175 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos pela PRF em Barra Velha Próximo

175 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos pela PRF em Barra Velha

Deixe seu comentário